Compartilhe
Tamanho da fonte
Wiki

A palavra wiki é original dos nativos das ilhas do Havaí, e significa rápido, imediato. Por isso, foi o termo utilizado para uma nova forma de produzir e publicar conteúdo coletivamente na internet: as wikis.

Existem softwares e ferramentas que permitem a agregação rápida de novos conteúdos fornecidos a partir dos usuários do ambiente. Ou seja, conectados à internet, usuários utilizam um mesmo programa para editar conteúdos que podem ser artigos, imagens, vídeos etc.

A ideia original de um ambiente wiki é que os seus conteúdos sejam agregados de uma forma livre e democrática. O conhecimento construído conjuntamente seria de livre acesso e de propriedade de toda a coletividade. Cada usuário colaborador seria o único responsável pela qualidade e veracidade da sua contribuição. Entretanto, com isso, os ambientes wiki estão sujeitos a edições impróprias, participação de pessoas com interesses comerciais, entre outros problemas. Mas o intuito é, justamente, que a página seja editada por alguém com mais conhecimentos.

A mais famosa wiki é a Wikipédia, que existe desde 2001, com milhões de artigos e colaboradores em todo o mundo. Na Wikipédia, não é cobrado para criar páginas sobre empresas, mas o assunto precisa ter relevância e passar pelos critérios de objetividade exigidos pela comunidade.

   VOLTAR